segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O ENXOVAL DO RECÉM-NASCIDO

Continuando o tema das listas das compras que uma grávida deve fazer enquanto espera que o seu rebento chegue e no seguimento do post acerca das roupinhas, vou-vos agora dar a minha lista de essenciais para o enxoval.
 

Enxoval para o bebé


- 10 Fraldas de pano

As fraldas no início, são um elemento multiusos por isso 10 não são demais.
 
- 8 Babetes

Os mais práticos são os que apertam com velcro, acreditem que os que apertam com fita não dão jeito nenhum quando os bebés são pequeninos.
 
 
- 3 Tolhas de banho com capuz

 

- 3 conjuntos de lençóis para alcofa
 
Caso não optem por ter alcofa e deitem logo o bebé na cama de grades, podem comprar 4 conjuntos, porque a cama de grades usa-se durante muito mais tempo. Não se esqueçam de comprar um resguardo para o colchão, seja para a alcofa ou para a cama de grades.
 
No caso da cama de grades, o colchão e um resguardo lateral também são essenciais.
 
A Organização Mundial de Saúde não recomenda o uso de almofada, pelo que as fronhas dos conjuntos são apenas decorativas.
A única almofada permitida é a mimos para corrigir ou prevenir deformações cranianas nos recém-nascidos, por isso só deve ser comprada depois do bebé nascer.
Se tiverem o cuidado de verificar se o bebé dorme com a cabeça virada para os dois lados alternadamente, nem que para isso tenham que virar a cama semanalmente, como fazíamos com a Sofia, esta almofada pode ser perfeitamente dispensada.
 

- 2 Mantas ou cobertores

As mantas dão muito jeito, seja para fazer swaddle como para usar na alcofa, no ovo, etc.. Em relação aos materiais podem optar por lã ou uma de lã e outra polar, por exemplo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde os edredões não são recomendados até aos 18 meses por causa do sobreaquecimento que podem provocar contribuindo para a síndrome da morte súbita.

Para quando os bebés saem à rua no ovo costumam-se pôr várias mantas em cima deles mas para essa situação tenho outra sugestão muito mais prática, é um chamado ninho. A maioria dos ninhos são para aconchegar o bebé na caminha mas há uns que têm umas aberturas atrás que servem para passar os cintos de segurança do ovo. Acreditem, é muito fácil, rápido e prático, eles ficam quentinhos, não corremos o risco de perder as mantas pelo caminho e podemos dispensar o gorro.
Se vamos para casa de outra pessoa e o bebé vai dormir, tiramos o ninho do ovo abrimos a zona da cabeça e já está uma caminha toda gira para pôr em qualquer lado.
 
E destes artigos todos, o que se deve levar para a maternidade? Perguntam vocês.

Resumidamente das peças do enxoval deve-se levar:

3 fraldas de pano, 1 manta, 1 nicho para ovo (para a saída e caso optem pela minha sugestão), 2 toalhas de banho com capuz e 3 babetes. Para além disto devem levar 1 bolsa para a primeira roupa, 1 muda-fraldas (se bem que no hospital geralmente usam resguardos descartáveis), 1 bolsa para os artigos de higiene do bebé e as peças de vestuário que falei no outro post.
 
Dos artigos de higiene, transporte e alimentação, falo noutro post.










 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário