quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AS PRIMEIRAS COMPRAS


Como a maioria das mamãs de primeira viagem, quando soube que estava grávida da Sofia, na altura “baguinho”, uma das primeiras coisas que tive vontade de fazer foi explorar o maravilhoso mundo consumistas das roupinhas mega fofas para bebés.
 
Fui-me controlando, mais ou menos, até saber que o “baguinho” afinal era a “baguinha Sofia” e aí todo um mundo de babygrows, golinhas, fofos, cueiros, lacinhos e folhinhos e outras palavras que até aí não constavam do meu léxico, surgiu.
 
E se é fácil nos perdermos nesse mundo também é verdade que os recém-nascidos crescem sem se dar conta e que a roupinha que hoje está grande, amanhã já não serve.
 
Por isso e a pensar nas minhas queridas mamãs, vou indicar a lista das roupas com o que me parece essencial comprar, para satisfazer as primeiras necessidades, de modo a garantir que se dá algum uso á roupa mas que também não se fica sem o que vestir entre cocós e “bolsamentos”.
 
Lista do vestuário essencial para um recém-nascido
    
- 8 bodys interiores e 6 calças interiores
 
Para um bebé que nasça no Inverno estas peças são essenciais. O modelo de body mais fácil de vestir, é o traçado e cheio de molinhas. Mesmo que no início achem que precisam de um livro de instruções para conseguirem casar tantas molas, com o tempo vão perceber que enfiar um body pela cabeça num recém-nascido é bem pior.

 - 8 babygrows e 1 casaco

Nos primeiros tempos, vão perceber que é o mais prático para dormir e estar em casa. O modelo mais fácil de vestir é o que aperta á frente.
Para os dias mais frios, devem também comprar um casaco de algodão cardado, polar ou outro material quente mas que não largue pelos.




 
- 4 conjuntos exteriores
 
São as roupas bonitas para sair de casa ou mostrar o bebé à família, podem incluir bodys exteriores, fofos, cueiros, vestidos, calças, etc.. Aqui o estilo é tudo e o ser prático ou fácil de lavar é completamente irrelevante. É também aqui que as mamãs (como eu) se perdem e compram até à exaustão e depois do bebé nascer, principalmente se for no Inverno em que pouco saem de casa, percebem que cada conjuntinho é utilizado 1 ou 2 vezes. Neste grupo devem incluir também 1 ou 2 pares de collants e 2 casacos de malha.
 
- 1 gorro , 1 luvas e 3 ou 4 pares de meias
 
As luvas, a meu ver podem ser opcionais, já que comprei umas e a bebé nunca as usou. Devem ter alguma atenção ao material do gorro e das luvas para que não deixe pelo.
As quantidades que apresentei são apenas para os primeiros tempos e devem incluir tamanhos 0 e 1. Em relação às quantidades de cada tamanho, depende muito do bebé.
Geralmente dizem-nos sempre “não compres tamanho 0 que eles crescem num instante”, mas se o bebé nascer pequeno vão perceber que o tamanho 0 é mesmo essencial e ainda dura umas semanas. A minha sugestão é que vejam pelas ecografias qual a previsão para o tamanho do bebé ao nascer e decidam a partir daí.
Para a maternidade basta levar 3 ou 4 conjuntos interiores, o gorro, as luvas, umas meias, uma roupa para o dia da saída e vá um conjunto exterior “pipoca” para o dia em que há mais visitas. Não se esqueçam que geralmente os quartos do hospital estão bastante aquecidos e não vale a pena levarem as peças mais quentes do enxoval (basta um kit invernoso para o dia da saída).
Quanto às roupinhas estamos faladas, o resto do enxoval, fica para outro post.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário