quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

TERMÓMETROS PARA TODOS OS GOSTOS

Com toda a família constipada e para completar o post da lista de artigos de higiene do recém-nascido, hoje vou falar de termômetros e do que a minha experiência deste ano me ensinou acerca dos vários tipos existentes no mercado.
 
Ora bem, antes de a Sofia nascer resolvemos comprar um kit medição de temperatura que incluía um termómetro digital para água e temperatura ambiente, um termómetro chucha e um termómetro digital para medição retal, oral ou axila. Para além destes ofereceram-nos um de infravermelhos e recentemente comprámos um de mercúrio para a água, por isso acho que só mesmo o termómetro de ouvido é que não circula cá por casa.
 
O que acho de cada um? Pois já lá vamos…
 
Começando pelo início e pelo mais óbvio, existem três grandes grupos de termómetros, os digitais, os de infravermelhos e os de vidro de mercúrio.
Os digitais são os mais utilizados atualmente e são sem dúvida, uma versão melhorada e mais moderna dos de mercúrio. As suas principais vantagens sobre estes são:
- a medição é mais rápida;
- é mais seguro porque não há o perigo de se partir o vidro e derramar o mercúrio;
- a medição é bastante precisa.

Em relação aos de infravermelhos, os termómetros digitais são mais precisos mas a medição é muito mais demorada.

Tipos de termómetros digitais

Como já disse, os termómetros digitais mais vulgares servem para medição retal, oral ou na axila, sendo que a medição oral só é segura quando a criança já tem noção da tarefa que está a ser executada. Quando os bebés são pequenos o melhor, acho que é mesmo a medição retal.

Os termómetros chucha também são digitais e medem a temperatura na boca do bebé. Tanto os digitais vulgares como os de chucha apitam quando a leitura é feita por isso são bastante precisos.

Os termómetros para medição da temperatura ambiente e da água, geralmente também são digitais.
Kit termómetros da Luvion

Tipos de termómetros de infravermelhos

Os termómetros com sensores de infravermelhos mais vulgares fazem a medição da temperatura no ouvido ou nas têmporas ou testa do bebé ou criança.
Termómetro de ouvido da Braun. O preço ronda os 40 euros

Depois desta apresentação sucinta vamos então, ao que a minha experiência me diz de cada um deles.
 

Quando os bebés são recém-nascidos ou ainda pequenos, os termómetros de chucha são os mais práticos, desde que usem chucha é claro. Com a Sofia, até cerca dos 3 meses foi a minha opção porque não era preciso despi-la para medir a temperatura, como com o digital vulgar e também porque ela ainda não tinha força suficiente para o cuspir.

Depois dos 3, 4 meses a chucha termómetro, ficou arrumada na caixa porque ela já percebia que a chucha não era igual à que usava (a tetina é muito maior) e agoniava-se ou cuspia imediatamente o termómetro. Portanto, sim, é útil mas só mesmo no início.

Se pensarmos que também é nos dois primeiros meses que a precisão da temperatura corporal é essencial, então acho que cumpre a função.

Termómetro chucha da Beurer
Em relação ao termómetro digital normal, é preciso avisar que a Sofia nunca teve grandes temperaturas, mas a verdade é que cá em casa, foi usado meia dúzia de vezes por ela. Acho pouco prático, é preciso despir o bebé, nem que seja só em parte, por isso se estiver a dormir, pode acordar, se está frio com mais frio fica, etc. A juntar a isto não sei como são os vossos bebés mas conseguir que a Sofia fique quietinha com o termómetro na axila ou no rabinho, até a leitura ser efetuada, é uma tarefa inglória. Resumindo, acho que este tipo de termómetro é realmente muito preciso (quando colocado corretamente) mas que é o ideal para crianças um pouco mais crescidas.
Termómetro digital ZooTemps
 
Restam-nos então, os de infravermelhos. A meu ver, estes termómetros são do mais prático que há, em 5 segundos temos a leitura feita, podemos medir a temperatura com o bebé a dormir e se forem de medição na testa, não são nada evasivos. Desvantagens, só medem a temperatura na base do “mais ou menos”, basta o termómetro não ficar sempre á mesma distância ou a criança mexer um bocado a cabeça, para que haja pequenas variações.

Há vários modelos mas recomendo o que temos cá em casa, que não é mais que um pequeno aparelho com uma app para iphone. Chama-se Termodock, é bastante pequeno e vem numa mini bolsa que permite transportá-lo para todo o lado, depois ligamos no telefone, apontamos a cerca de 5cm de distância da testa da criança (ou adulto) e a temperatura é imediatamente lida.

Conheciam? Acho muito útil.
O preço do Termodock ronda os 80 euros


Só a título informativo, a Vitadock, para além do Termodock, tem o Cardiodock para medição da tensão arterial, o Glucodock para medição da glucose e a TargetScale, uma balança com ligação ao iphone, ipod e ipad.

 E com isto tudo o que se deve comprar? A meu ver, acho que é bom ter pelo menos um de infravermelhos, para medições rápidas e outro digital para medições precisas.


Para o banho, não temos tido uma grande experiência com os digitais, os 2 que comprámos, ficaram sem pilha ao fim de pouco tempo e quando foi trocada, deixaram de ser estanques (haverá outros modelos mais eficazes, espero) e neste momento, usamos o bom senso (pomos o cotovelo dentro de água e vemos se está quente) e um patinho com termómetro de mercúrio incorporado, que serve mais para a Sofia brincar do que para medir a temperatura, já que demora muito a fazer a leitura.
Termómetro digital da Miniland. Acho que deve ser melhor do que o que comprei.
 
Quando a termómetros tenho tudo dito.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário