sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SERÁ MENINO OU MENINA?

Depois dos vários posts dedicados às mamãs e crianças, vou voltar a dirigir-me às grávidas, principalmente às mais ansiosas.


 
Esta semana fomos à consulta de obstetrícia e apesar de já estar de 18 semanas, contínuo sem saber se vem aí um "baguinho" ou uma "baguinha". Como não estou ansiosa, não me importo nada de esperar por Dezembro pela ecografia morfológica para saber, até porque nessa, o pai também vai e acho mais graça sabermos os dois ao mesmo tempo.
Até lá vou-me entretendo a fazer jogos e testes sem qualquer rigor científico para adivinhar o que aí vem.
 


Já fiz o teste da agulha, sem resultado, já que dava que ia ser mãe de filho único (menino) e a Sofia já cá está e o "baguinho" vem a caminho. Este teste, toda a gente sabe como é, não é verdade?
Basta pôr uma agulha com linha, pendurada em cima da barriga da grávida e se balançar é menino, se rodar é menina.


Um teste também muito popular é a tabela chinesa. Este tem como base a idade lunar da mãe e o mês em que foi concebido. Para calcular a idade lunar basta somar 1 à idade da mãe. Se a mãe nasceu em janeiro ou Fevereiro, não é preciso somar nada e a idade real é igual à idade lunar. Depois é só consultar a tabela cruzando a idade com o mês da conceção.
Com este teste dá que é um "baguinho", vamos ver.

 Outra possibilidade que ainda não experimentei, chama-se teste da palma da mão e é super simples. Alguém vos pede para mostrarem a palma da mão, se mostrarem as palmas para baixo é menino, se for para cima menina.
 


E o teste do garfo e da colher? Também é facílimo. Alguém esconde uma colher debaixo de uma almofada e um garfo noutra. Se se sentarem na almofada que tem a colher é menina, na do garfo menino.
 
Querem mais? Experimentem o teste das contas, como descreve a imagem. Neste dá-me menina.


Para além destes testes há uma série de crenças populares, como por exemplo: se a barriga é para os lados é menina, se é para a frente é menino; se a mãe tem desejos de doces é menina, se tem desejo de salgados é menino; se tem enjoos matinais é menina, se não tem é menino; se a cara da mãe parece mais gorda é menina, se parece mais magra é menino; etc..

Claro que estes testes e crenças são uma brincadeira mas para as mães mais ansiosas e que não se importam de dispensar uns dinheiros extra, já é possível fazer uma análise ao sangue, sexagem fetal, a partir da oitava semana, que permite saber com 99% de fiabilidade o sexo do bebé. Nesta análise procuram detetar a presença do cromossoma Y (sexo masculino) no sangue da mãe e se houver este cromossoma é menino, se só existirem cromossomas XX no ADN da mãe, é porque vem aí uma princesa.






Outra possibilidade que pode ser adquirida online (custa cerca de 70 euros), assemelha-se a um teste de urina da farmácia. Chama-se IntelliGender e permite, em 10 minutos, saber o sexo do bebé conforme a cor que aparece no ecrã (azul menino, laranja menina).
Este teste tem bastante fiabilidade mas não tanto como uma ecografia ou amniocentese e pode ser feito a partir das 10 semanas. No entanto, a comunidade científica não apoia muito a sua divulgação porque considera que pode levar ao aumento de abortos seletivos.


Por agora, ficam aqui as minhas sugestões sobre esta temática. Noutro post, a publicar brevemente, vou-vos falar nos truques a utilizar antes da conceção, para a "encomenda" de um menino ou de uma menina.

Sem comentários:

Enviar um comentário